sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Onze Anos



Acordei quando o sol ainda se espreguiçava. Levantei-me num pulo e abri o armário. 
Lá, estava, imaculadamente pendurado, meu vestido cor de rosa e ao lado, exatamente igual, o vestido azul de minha irmãzinha. 
Suspirei de alívio. Fui passo a passo para a cozinha, passei pelo quarto de minha mãe e a vi dormindo encolhida na enorme cama de casal. Mais uma vez, meu pai não viera para casa. 
Já era o quarto dia. Mas hoje, ele viria, era meu aniversário. 
Fechei cuidadosamente a porta da cozinha para não acordar ninguém e vi as travessas de doces para serem enrolados, que minha mãe deixara na noite anterior. Pus-me a separar as forminhas de papel, no mesmo ritmo que batia meu coração. 
Foram dezenas até que minha mãe chegasse para preparar o café da manhã. 
Assustamo-nos uma com a outra. Mas eu estava tão feliz que nem percebi a melancolia que pairava no ar. 
Não sabia como ela tinha conseguido fazer aquilo tudo e ainda comprar refrigerantes para a minha festa, mas estava perfeito. 
Almocei engolindo a comida. Tinha pressa de tudo. Olhava a volta inúmeras vezes e sorria satisfeita. 
A Toalha de linho bordada estava na mesa, os brigadeiros, cajuzinhos, olhos de sogra e docinhos de coco, estavam meticulosamente distribuídos. Até a luz que entrava pela varanda conspirava comigo, dando um ar dourado a toda a cena. 
Tomei banho, minha mãe fez uma longa trança em meus cabelos molhados e me vesti de rosa. Faltavam duas horas para os convidados chegarem e eu nem me sentava para não amarrotar o vestido. 
A todo minuto olhava pela varanda e o tempo não passava. E então o tempo foi passando. 
Fiquei perto da porta esperando ansiosa a campainha tocar. Mas ela não tocou. 
Pensei ouvir passos, mas era ilusão. 
Anoiteceu e eu permanecia parada ao lado da porta. 
Minha mãe com toda a sua amargura me disse: não vai vir ninguém mais há esta hora. E eu concordei. 
Mas não chorei, abri um sorriso e chamei minha irmã para comermos os doces. 
Nesta noite não houve jantar, nem velinhas acessas e muito menos parabéns. 
Éramos três a volta da mesa com sua toalha de linho, comendo silenciosamente a minha festa de 11 anos. Também em silencio fomos deitar. 
Mais tarde, quando nem os pensamentos estavam acordados, permiti que lágrimas rolassem pelo meu rosto, até que a lua cedesse lugar ao sol. 
A tristeza foi minha única companhia por todo esse tempo. 
Perto do meio dia, meu pai chegou trazendo uma caixinha de presente e desculpas esfarrapadas. 
Abriu um largo sorriso para me encantar e disse: 
-Desculpa filha, não pude vir ontem. 
E eu lhe respondi:
- Não faz mal, ninguém veio.

(Escrita por Carmen Mattos)

Um comentário:

  1. Linda! Apesar da tristeza da realidade das palavras, a emoção transcende essa página. De uma beleza singular.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...